Representações de Beethoven no período Neoclássico
Iconografia de
Beethoven
Segundo
Benedetta Saglietti,escritora do livro "Beethoven, ritratti e immagini" (Beethoven, retrato e imagem) afirma que reconstruir a história de um músico da grandiosidade de
Beethoven é um desafio: há um
distanciamento entre sua verdadeira forma de ser e o que a grandiosidade de suas obras demonstra. Em consequência dos grandes feitos do compositor, suas amizades,
família, relacionamentos sociais e amorosos são ofuscados pela presença
e importância de sua obra musical. A
iconografia de Beethoven na arte e literatura segue o padrão de suas maiores
obras: a música.
O Período Neoclássico
O Período Neoclássico
No período do Neoclassicismo é onde temos a maior quantidade de obras relacionadas à
imagem de Beethoven. Fazem parte das características deste período o renascimento de
temas relacionados a heróis e mitologia, muito utilizados na arte grega, a valorização dos
padrões estéticos da arte clássica antiga. Na pintura podemos perceber a caracterização do
período através das cores frias, valorização das perspectivas e imagens sem muito
movimentos, valorizando paisagens estáticas e também a falta de expressão facial.

No período encontramos a ascensão da burguesia, as encomendas já não vinham do clero e da nobreza mais. A mudança da imagem das cidades, com novas e largas avenidas e arquitetura renovada, pode ser observada nas ruínas da cidade ao fundo, levando em consideração a reação contra a aristocracia e a revolução industrial inglesa da época e uma valorização da cultura profana.
Temos a imagem de Beethoven ao lado do piano com os ouvidos tampados, podendo representar a dificuldade em lidar com todas as mudanças da época, e ao mesmo tempo fazendo uma analogia a sua surdez, com a cidade ao fundo representando um período conturbado que houve em sua vida ao desenvolver a surdez.
Representação de Beethoven por Josef Danhauser
Uma das representações de Beethoven na
pintura pode ser observada na obra de Josef
Danhauser, no período do neoclassicismo,
dentre suas características podemos fazer
pintura pode ser observada na obra de Josef
Danhauser, no período do neoclassicismo,
dentre suas características podemos fazer
algumas observações:
- Busto de Beethoven relembrando arte grega característica do Neoclassicismo;
- Beethoven representado como “herói”, em
uma localização mais alta que os demais;
- Liszt observando Beethoven ao mesmo
tempo que toca piano, buscando inspiração;
- Faces sem expressões.
- Beethoven representado como “herói”, em
uma localização mais alta que os demais;
- Liszt observando Beethoven ao mesmo
tempo que toca piano, buscando inspiração;
- Faces sem expressões.
Representação de Beethoven por Joseph Karl Stieler
Nesta representação de Beethoven podemos vê-lo segurando um livro pautado e uma caneta. Novamente sua imagem é relacionada com a música, voltando a questão levantada por Benedetta Saglietti, onde sua importância musical foi tão grande que é muito difícil vermos alguma outra representação de Beethoven praticando, por exemplo, um hobby que cultivava.
Na pintura podemos observar as características do
neoclassicismo: pouco movimentação, valorização
da estética e a ausência de expressão no rosto.
O estúdio de Beethoven por J. N. Hoechle
O estúdio de Beethoven por J. N. Hoechle

- Utilização de cores frias, onde até mesmo o sol dentro do estúdio parece "frio".
- Figuras rígidas, sem movimentação: podemos observar que até mesmo as cortinas carecem de movimentação.
- Beleza deliberadamente estatuária
- Representação de uma cidade “sombria” ao fundo, podendo ser uma representação de toda movimentação política da época.
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